Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Treze regras para melhor educar seu Filho

Autor desconhecido

Seguem-se algumas recomendações quanto à educação da criança, visando à sua saúde mental:

1. A criança precisa convencer-se de que é amada pelos pais e professores, que todos gostam de sua presença e que se interessam por tudo que lhe diz respeito.

2. A criança precisa sentir-se estimada, aceita, apesar dos seus possíveis defeitos físicos ou de comportamento.

3. A criança precisa de segurança e da certeza de que, em qualquer circunstância, seus pais e professores a assistirão.

4. A criança necessita de proteção e de ter certeza de que os pais e professores a protegerão contra todos os perigos e em todas as situações.

5. A criança necessita sentir que seus pais tem confiança nela, pelo que precisam permitir-lhe certa liberdade de ação, para tomarem as próprias decisões.

6. A criança precisa de um código de comportamento, de saber o que pode e o que não pode fazer. Desde logo precisa ser orientada quanto à liberdade, honestidade, bondade, respeito pelos outros etc.

7. A criança precisa ser orientada para aprender boas maneiras, a fim de saber comportar-se diante dos outros, para ser aceita e estimada. É preciso, pois ensiná-la a respeitar os velhos, as crianças menores, e a não maltratar animais.

8. A criança precisa estar ciente de que é passível de castigo quando age sem respeitar os outros. Enfim, é preciso que a criança responda pelos seus atos, sofrendo as conseqüências dos mesmos. Mas o castigo nunca deve assumir aspecto de vingança ou ressentimento.

9. Não fazer ameaças que vão além da sua possível efetivação.

10. Não atemorizar a criança com ameaça de castigos, tentando dominá-la pelo medo.

11. Não perder oportunidade de dialogar.

12. Em caso de necessidade de castigo, fazê-lo no momento necessário, e sempre justificando porquê da medida, para que a mesma não assuma aspecto de vingança ou capricho do adulto.

13. Pais e professores devem dar exemplos constantes daquelas formas de comportamento desejadas no comportamento da criança.


http://www.nbz.com.br/igrejavirtual/textos/011.htm